Poemas Políticos e Eróticos é a segunda reunião de poemas de Anne Quetzal uma poeta que apareceu em 2016 com Poemas Americanos numa edição da Rosmaninho que volta agora a publicar a poeta mais secreta e libertina da literatura portuguesa dos últimos tempos.
Poemas Políticos e Eróticos é um livro provocador, ao jeito dos melhores poetas libertinos. O livro é um conjunto de 101 poemas, todos eles possuindo um estilo confessional, onde se esconde a voz de um homem “que vai ás putas”, “que tem segredos para contar“, “que não nasceu rico” , “que vai à missa aos domingos”, “cujo destino é andar sempre metido debaixo das saias de deus”.
Poemas Políticos e Eróticos é um livro de poemas que faz uma abordagem admirável, em versão masculina, aos mais significativos limites da subversão e da dissidência que se podem encontrar nos comportamentos dos Homens. Aviso aos mais distraidos: quem for insensível ao desafogo da imaginação, achar que pode ser vítima de uma maldição divina, deve evitar a leitura deste livro.
Os títulos dos poemas são nomes cimeiros de figuras da cultura e da política portuguesa todos eles ainda vivos. A autora explica numa breve “Advertência” que o livro “é uma declaração de amor aos “homens” da sua vida. E por que é que todos os títulos dos poemas são nomes de homens? “Porque eles é que são “os salvadores da pátria”, escreve.